Entenda o Conceito Tableless

Vou tentar em síntese explicar este conceito de Tableless, como e porque surgiu e o porquê de utilizá-lo.

Nos primórdios da internet, quando sites ainda eram meros textos sem quase nada de formatação de layouts, os programadores não tinham muita liberdade de criação, pois para eles haviam poucas opções de navegadores (Lynx, Mozaic e Netscape Navigator). Com a entrada da Microsoft na briga por este mercado, com o Internet Explorer, a história começou a mudar.

Neste meio tempo, os sites foram se modificando e os navegadores tinham que se adequar à esta nova onda dos layouts, mas como o W3C (World Wide Web Consortium – os padrões para web) ainda não passava de rascunho, cada navegador tinha os seus próprios padrões, o que faziam com que os sites formatados para um navegador, não funcionassem bem no outro.

“Entre as muitas idéias que surgiram para ultrapassar ao ambiente de ‘apenas texto’ da internet, estava aquela de utilizar tabelas de HTML para posicionar os elementos no layout, utilizando slices de imagem, gifs transparentes e a técnica de aninhamento de tabelas para contornar os problemas que os padrões proprietários traziam. A esse tipo de técnica, que foi usada pela maior parte dos websites, chamamos de layout com tabelas.” (fonte: http://www.tableless.com.br/o-que-etableless)

Enfim, no ano de 1995 o W3C nascia e pouco tempo depois, no mesmo ano foi apresentado e aprovado o projeto CSS (Folhas de estilos), o que proporciona aos sites que seguem esses padrões web ter o seu layout modificado por um arquivo separado do HTML e uma das melhorias foi a formatação de layout sem o uso de tabelas. Todo o site que não utiliza tabelas e tem seu layout definido por um arquivo .css está em acordo com os padrões W3C e utiliza o conceito TABLELESS.

Agora sim! Os navegadores atuais devem seguir estes padrões estabelecidos e acabar com o problema dos desenvolvedores de ter que pensar em várias formas de fazer a mesma coisa, para vários navegadores diferentes.

Abraço!

Sobre Guilherme Mattje

Desenvolvedor Web

Publicado em 22/08/2011, em CSS e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário